quinta-feira, 16 de julho de 2009

90 anos do Leblon


Para comemorar o aniversário do bairro, o Shopping Leblon prepara homenagens e uma belíssima exposição de fotos das paisagens, espaços e cenários que até hoje enaltecem um dos espaços mais badalados do Rio. Além de uma especial homenagem ao autor Manoel Carlos que sempre destacou o bairro em suas novelas.

O homenageado do shopping será o escritor Manoel Carlos, que, morador apaixonado pelo Leblon, sempre retratou o bairro e suas peculariedades em suas novelas.
O autor receberá uma placa comemorativa com menção honrosa pelo trabalho realizado em nome do bairro. Ele será o destaque da inauguração da exposição fotográfica que vai traçar um pouco do perfil do Leblon, por meio de fotos antigas e atuais, clicadas sob o mesmo ângulo, para mostrar a evolução e mudanças do bairro e alguns espaços, ao longo desses 90 anos.

A abertura da exposição será no dia 21 de julho. Na ocasião, será oferecido um coquetel para 500 convidados e um show do cantor Carlos Malta, que relembrará sucessos da bossa nova. A mostra fica em cartaz até o dia 9 de agosto.


Uma pouco de história

Loteado no início do século XX, o Leblon tem seu nome ligado ao cidadão francês Charles Le Blon, proprietário de um trecho de terra no local. Em função disso, até o fim do século XIX, a área era conhecida como Campo do Leblon.
Depois da chegada das primeiras obras de saneamento e urbanização, o bairro se transformou, ainda no século XX, em local para residência, e freqüência, de famosos cariocas, que emprestaram ao Leblon seu jeito de ser.
Hoje, freqüentado por artistas, escritores e gente simples, o bairro é a síntese do modo carioca de vida - descontração, alegria e muito amor às suas origens.
A planta para seu loteamento teve a data de aprovação reverenciada como o dia do nascimento do Leblon - 26 de julho de 1919.

Nenhum comentário: