segunda-feira, 15 de junho de 2009

Documentário TOP MODELS na SPFW

Um olhar diferente e revelador sobre um dos ícones contemporâneos do Brasil: nossas top models, será lançado dentro da programação oficial do SPFW. TOP MODELS – um conto de fadas brasileiro terá sua pré-estreia dia 15 de junho, no Cinemark do Shopping Iguatemi, em São Paulo.

O documentário nasceu nas comemorações de dez anos do SPFW, em 2005. Neste ano, as principais modelos brasileiras foram clicadas por Bob Wolfenson para um calendário especial do evento. Paulo Borges, idealizador do projeto, percebeu que as histórias delas se entrelaçavam com a do SPFW e começou a pensar na concepção de um documentário que retratasse a trajetória dessas modelos.

Top Models traz depoimentos, mostra a vida das tops em vários momentos, e relata os problemas e dificuldades para se atingir o sucesso. A direção é de Richard Luiz, um dos mais respeitados cineastas e documentaristas de moda do país, e conta com a produção da Luminosidade e da Protótipo Filme.

A atriz Alice Braga faz a narração, com um misto de realidade e ficção, no papel de uma jornalista interessada em desvendar o mistério que faz as modelos parecerem tão extraordinárias.

Durante os ensaios fotográficos foram feitas também entrevistas especiais com as Tops. A partir das declarações, o diretor foi buscar nos arquivos do SPFW, e em seu próprio acervo imagens que representam a historia profissional dessas mulheres.
O inicio da carreira, a mudança para São Paulo, suas primeiras experiências no exterior, e a consagração internacional, que elevou grande parte delas à posição de divas que ditam padrões de beleza e comportamento para pessoas de todo o planeta.

De Shirley Mallman a Gisele Bündchen até as atuais tops, como Carol Trentini, Isabelli Fontana e Raquel Zimmerman, os depoimentos falam sobre a história de cada uma, de como elas se destacaram no SPFW, palco principal de estreia de todas. Mostra campanhas importantes no Brasil e no exterior, os principais desfiles e os estilistas e fotógrafos que impulsionaram suas carreiras, com imagens de até 14 anos atrás.
Fernanda Tavares, Adriana Lima e Carol Ribeiro (paraense) também falam de sua história dentro da moda, e todo sacrifício que fizeram para chegar ao topo, além de mostrar preocupação com o futuro.

Nenhum comentário: