Com a pulverização das “trendy” da moda no setor de vestuário, calçados, beleza, dentre outros. É freqüente perceber que essa “linguagem da moda” (ex: maxi-acessórios) está sendo aderida nos trajes de profissionais (paraenses e do resto do Brasil) cuja área de atuação exige certa formalidade. É errado? Depende de cada situação. Calma que já explico!
Imagine uma médica com roupas brancas transparentes, examinando seus pacientes com unhas grandes? Uma advogada com acessórios extravagantes numa reunião com um juiz? Ou ainda, uma secretária executiva com um exagerado decote? Que desagradável! E acredite, já vi muito mais "ao vivo e a cores"...
E os eventos que pedem ternos? O que mais vejo é aquele cuja modelagem pode-se dizer que o “defunto era maior”, ou seja, com calça “empapuçada, punhos curtos, paletós ultrapassando a medida correta do ombro, sapatos desgastados, meias inadequadas, entre outras “gafes”.
E não para por aí... O vestuário do telejornalismo também tem regras e que muitas vezes não são cumpridas. Que tal uma repórter com unhas pintadas de esmalte preto e enormes brincos numa entrevista? Ou ainda, uma âncora com blusa brilhosa (apertada) de maxi-gola e cabelos “repicados” caindo sobre o rosto? Seria de extremo mau gosto e falta de senso, ostentar o luxo enquanto se noticia a fome, morte, etc. Principalmente se estiver na externa (rua). Com certeza vai incomodar pelo contraste. Enfim, a “notícia” que deveria ser o destaque, não estaria mais em primeiro plano.
E por favor, não os confunda com looks dos apresentadores de programas de entretenimento como videoclips, moda, etc.
Por isso, é tão importante saber usar a linguagem das roupas e do corpo, principalmente nos ambientes que exigem regras (criadas pela sociedade) como traje para solenidade, formatura, batizado, casamento, trabalho (salvo exceções, como a moda, o teatro, publicidade, etc) e assim por diante.
A moda pode até mudar constantemente, mas faz parte da cultura de uma sociedade que por mais moderna que seja, é conservadora em alguns aspectos e convenhamos, a elegância é domínio de poucos. Certo?!
Veja algumas imagens de telejornalismo com alguns "vacilos"- As fotos que consegui "emprestado" do google.
1)O cabelo dela é bonito e atual, porém está mais p/ editorial de moda:
2)A apresentadora é bonita, o seio grande também está em voga, mas...Terninho apertado no telejornalismo, não poooode!
3)Já que o vídeo "engorda" 5Kg, que tal usar uma blusinha cuja manga fique abaixo do busto? Assim os braços agradecem...