domingo, 2 de novembro de 2008

Nudez nas passarelas...








Ver um busto feminino nu nas passarelas já tornou-se comum... Me fez lembrar a década de 1980... Eram seios e bumbuns de fio dental à mostra em outdoors, passarelas, revistas de moda, etc.
E parece que o "vale a pena ver de novo" foi bem aceito no desfile da marca Neon e da Rosa Chá masculino.

Tudo bem que não se trata de uma nudez total e que não é nenhuma novidade... Aliás, daqui a pouco será um festival de nudez na TV com a chegada carnaval, não é mesmo?!
Acho válido falar de nudez no mundo da moda, a sexualidade sempre esteve presente nesse universo. E muitas vezes mal interpretada... deixa explicar melhor.
Nas passarelas de São Paulo Fashion Week, a marca Neon - amante da moda dos anos 80's e da cultura brasileira, apostou na cultura africana e na presença de modelos negras com o busto nu... digamos que para dar um “upgrade” na coleção verão/2009 e foi super aplaudida...
Para quem não soube, houve divergências de opiniões entre os jornalistas que naquele dia. É que alguns estavam insatisfeitos sobre a exposição das modelos negras (somente) de seios de fora. Por que as modelos "brancas" não estavam também? Em “off”... Houve até quem achasse que estávamos regredindo ao período do Brasil Império, quando escravos eram expostos para venda na praça 15 , no RJ.

Eu particularmente não vi dessa maneira, no momento em que a nudez teve tudo a ver com a proposta da coleção, compreende?!
O que não foi o caso da Rosa Chá masculino... o modelo aparece na sala ainda escura, tira o calção, abre o chuveiro e toma um banho "acanhado" pelos flashes dos fotógrafos... a mulherada e os "colegas" adoraram... rsrsrs.
Foi marketing? Ninguém quis saber se tinha coerência com a coleção, afinal, a nudez masculina ainda não é comum...
Naquele dia até lembrei "no túnel do tempo" da abertura de uma novela (Não recordo o nome) em que um modelo aparecia nu e de costa para os telespectadores. O famoso "Pelado nu com a mão no bolso".
Enfim, a nudez dentro da moda é bonita quando tem uma coerência e não rouba a cena do produto em que ela está inserida... Quando não é vulgar... Ah! Esse assunto vai dar "pano p/ muita manga


Nenhum comentário: