Em sua estreia na plataforma do 16º Senac Rio Fashion Business, o PRMH investe na inclusão de seus novos talentos em negócios de moda
A 12ª edição do Prêmio Rio Moda Hype (PRMH) acontece entre os dias 19 e 20 de maio, às 20h, na sala de desfiles do 16º Senac Rio Fashion Business, na Marina da Glória, com onze novos talentos da moda brasileira, de diversas cidades do país, como Natal , Florianólpos, Teresina, Belo Horizonte, São Paulo, Recife, Curitiba e Brasília.
“A mudança do PRMH para o Senac Rio Fashion Business foi natural, veio de um convite agregador, que oferece ao evento, além da estabilidade necessária para a sua continuidade, a possibilidade de expansão. A parceria, recém-formada pelo Instituto Brasileiro de Cultura, Moda e Design (Inbracultmode) com o Senac Rio, não só gera o patrocínio do evento, como garante novos benefícios para ajudar o acesso à sustentabilidade de seus participantes”, analisa Robert Guimarães que, junto ao diretor executivo Fernando Molinari, produzem o PRMH e dirigem o Inbracultmode.
LINE-UP
Dia 19:
Martins Paulo (PI), Frame (SP), N.O.A.H. (DF), Socialclub (PR), Carola Coruja (SC) e Akihito Hira (DF).
Dia 20:
Stefania (DF), Clash (PE), Wagner Kallieno (RN), Manoel Ozi (PE) e Julia Valle (MG).
SHOWROOM COLETIVO MODA HYPE
A partir desta edição, o PRMH terá seu Showroom Coletivo no Senac Rio Fashion Business, que viabilizará a formação de novos empreendedores, por meio das vendas no atacado, colocando o novo empreendedor direto no mercado nacional.
Participam os estilistas do prêmio que já estão preparados para o atacado, como Stefania (feminino), Akihito Hira e Socialclub (masculino), que apresentarão suas coleções exclusivas.
O PRMH já revelou dezenas de novos estilistas e, hoje, tem inserido, no mercado, profissionais em várias equipes de criação de grandes marcas, como Julia Valle (Redley), Paulo Luz (Richard’s), Felipe Eiras (Novamente), Marciana (Farm), Amanda Mujica (passagem pela Cantão e está na Marajoara), João Borges (Cordel Regional, com passagem pela Sandpiper), Paulo Jardim (do Flesh Beck Crew, períodos na Redley e na Armadillo), Gustavo Machado (Johhny Size, Cavalera e Marcelo D2). Isso sem contar estilistas que possuem suas próprias marcas e dão continuidade em suas trajetórias de novos empreendedores, atuando no mercado, como Fernanda Yamamoto, R. Groove, Butch, Daniela Collony, Luciana Galeão, Tear Gas, Úrsula Felix, Vitorino Campos e Despi .
O PRMH CONTINUA SENDO A PORTA DE ENTRADA DOS NOVOS TALENTOS NAS PASSARELAS DOS GRANDES EVENTOS DA MODA BRASILEIRA
O PRMH continua cumprindo seu objetivo de oferecer oportunidade de inclusão de novas marcas. A cada temporada de moda, os participantes do PRMH vêm marcando presença criativa no line-up dos grandes eventos de moda do país. Após ganharem visibilidade e credibilidade através da vitrine do PRMH, o caminho natural é conquistarem espaço na disputadíssima agenda dos desfiles mais importantes do Calendário Oficial da Moda Brasileira, como Fernanda Yamamoto (São Paulo Fashion Week), R.Groove (Fashion Rio), Vitorino Campos (Dragão Fashion), Athria Gomes (Casa dos Criadores), No Hay Banda (Casa dos Criadores), Despi (Senac Rio Fashion Business),Tear Gás (Senac Rio Fashion Business), Luciana Galeão (Senac Rio Fashion Business) , Úrsula Félix (Senac Rio Fashion Business).
MODA AGORA É CULTURA!
”O ano de 2010 é histórico para a moda brasileira, pois, finalmente, o segmento está sendo considerado como ferramenta de cultura pelo poder público”, analisa Robert Guimarães. Além de a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro ter inserido a moda entre os seus segmentos beneficiados, o Ministério da Cultura, por meio da II Conferência Nacional de Cultura, incluiu a moda em sua plataforma política, convocando o setor para a elaboração do Plano Setorial de Moda.
Robert Guimarães e Fernando Molinari estão atuando ativamente para a inclusão da moda na elaboração das políticas públicas por meio do Inbracultmode, promovendo encontros periódicos no Rio com profissionais de todos os segmentos da cadeia produtiva de moda (criativo, acadêmico, produtivo) estimulando o setor a discutir as suas necessidades, criar estratégias e junto ao governo revindicar investimento na área, como projetos de qualificação e inclusão de novos talentos, e na criação do Museu da Moda.
A BABILÔNIA FEIRA HYPE VOLTA DE CARA NOVA!
Depois de lançar mais de quatro mil marcas e viabilizar a abertura de mais de 300 novas empresas, por meio da Babilônia Feira Hype, o Inbracultmode traz a Feira Hype de volta ao calendário da cidade, em edições mensais, a partir de setembro. A ideia é incluir novos talentos, não só da moda.
A Babilônia Feira Hype foi criada em 1996, transformando Jockey Club, Marina da Glória, Fundição Progresso, Forte de Copacabana e Píer Mauá em points badalados da cidade. Pelo evento, passaram mais de quatro mil marcas, e algumas foram revaladas para o mercado nacional, como Farm, Reserva, Espaço Fashion, Foxton, Via Mia, Gilson Martins, Q-Guai, Complexo B, A Colecionadora, Miquelina, Wendell Bráulio, Constança Basto, Alessa, British Colony, Sta. Ephigênia e Casa de Noca, entre outras.
Em 2000 tornou-se Lei Municipal regulamentando-a como feira cultural, turística e social da cidade do Rio de Janeiro. Com o apoio fundamental do Governo do Estado do Rio de Janeiro, do Governo Federal e da Prefeitura do Rio a BFH voltará ainda mais charmosa.
PRÊMIO RIO MODA HYPE
Lançado em 2004, o projeto PRMH é um concurso dedicado a lançar novos estilistas da moda nacional, proporcionando a entrada no mercado. O evento ao colocar novíssimos talentos no calendário oficial da moda brasileira através de concurso foi apontado pela revista italiana Collezioni, em 2005, como modelo pioneiro e de melhor forma de inclusão de novos talentos.
O PRMH é o único projeto para novos talentos com inscrição democrática e inclusiva, aberta pela internet desde a sua primeira edição, e com seleção feita por jornalistas e profissionais de moda que compõem a comissão julgadora. A abrangência é nacional e, hoje, o PRMH conta com representantes de praticamente todas as regiões do país, como RJ, SP, ES, PR, BA, DF, PI, CE, PE, BH e SC.
Os premiados seguem duas vertentes: as marcas novíssimas, estreantes em passarela (com projetos premiados pela primeira vez); e as marcas que já desfilam no PRMH e tornam a participar da seleção apresentando novos projetos para serem avaliados pela seleção do evento.
O PRMH tem paralelo somente com o London Fringe - evento que seleciona Novos Talentos na Inglaterra para desfilar no London Fashion Week, também lançado em 2004.
Os participantes apresentam suas criações em desfiles patrocinados, desde a produção das peças até coordenação de moda, styling, modelos, maquiagem, passarela e divulgação, durante duas edições anuais, de outono-inverno e primavera-verão, na programação oficial do calendário oficial da moda brasileira.
INBRACULTMODE
O Instituto Brasileiro de Cultura, Moda e Design (Inbracultmode) foi criado em 2007, pelos empresários Robert Guimarães e Fernando Molinari, que têm 15 anos de trabalho voltado para o segmento de novos talentos, nas iniciativas Babilônia Feira Hype, Portal Roda da Moda e PRMH, este último com mais de 60 novos talentos apresentados na passarela.
A missão do Inbracultmode é incubar o novo criador abrindo canais de acesso no mercado de trabalho para a gestão de seus negócios, estimulando, fomentando e divulgando a moda, o design, a arte e o artesanato, agregar os valores criativos peculiares de cada região, consolidando a identidade do design brasileiro, para assim fortalecer a economia criativa nacional. Além disso, o Inbracultmode cria ferramentas para oferecer acesso ao conhecimento e a educação através da cultura.
PARTICIPANTES DAS EDIÇÕES DO PRMH
Em seus seis anos de existência, o PRMH foi porta de entrada de mais de 60 novos talentos, chamando a atenção para marcas como:
Fernanda Yamamoto (SP), R. Groove (RJ), Julia Valle (BH), Luciana Galeão (BA), Despi (RJ), Tear Gas (RJ), Stefania (DF), Úrsula Felix (BA), Vitorino Campos (BA), Martins Paulo (PI), Frame (SP), Aikihito Hira (DF), Bruna Ribeiro (SP), Frame (SP), Alisson Rodrigues (PR), Butch (RS), Felipe Eiras(RJ), Marciana (RJ), Soul Seventy (RJ), No Hay Banda (SP), Chiaro (RJ), Kylza Ribas (RJ), Renata Veras (RJ), Charllote (RJ), Athria Gomes (RJ), Koolture(RJ), Pluz Brasil (RJ), Ivan Ribeiro (RJ), Pure (BH), Noemy (PR), Lore (PE), Halleck (RJ), Jotadê (SP), Carpe Diem (RJ), Adpac (RJ), Alexandre Martins (RJ), Ana Rita Becker (RJ), Cordel Regional (RJ), Flesh Beck Crew (RJ), Landacarú (SC), Alexandre Guimarães (SP), Madre Santa (RJ), Meketref (RJ), Nana Carana (RJ), Caren de Lucena(RJ), Tchibi (SP), Randon (RJ), Laço de Fita (RJ), Melca Janebro (PE), James Cesari (SP), Orichuá (RJ), Tarcísio Almeida (RJ), Marcela Monerat (RJ), Ronaldo Silvestre (PR), N.o.a.h. (SP), Socialclub (PR), Carola Coruja (SC), Clash (PE), Wagner Kallieno (RN) e Manoel Ozi (PE).
RECONHECIMENTO INSTITUCIONAL
2004 - indicação ao Prêmio Endeavor na categoria novos empreendedores de sucesso;
2005 - indicação ao Prêmio Faz a Diferença O GLOBO/FECOMERCIO na categoria Melhor Case de Moda;
2006 - Babilônia Feira Hype é considerada um exemplo de modelo de gestão no II Congresso De Engenharia Do Entretenimento / COPPE/UFRJ
-2006 Lançamento da Editora SENAC RIO do Livro Hype, assinado pela jornalista Iesa Rodrigues, com participações de Lula Rodrigues, Ronald Villardo, Márcia Disitzer e Heloisa Marra que ocorreu durante as comemorações dos dez anos da Babilônia Feira Hype;
2007 – indicação ao Prêmio Tudo De Bom – Jornal O DIA para o evento PRMH;
2008 – Medalha Pedro Ernesto - Honra ao mérito pela criação da Babilônia Feira Hype;
2010 – Participação na II Conferência Nacional de Cultura / Setorial de Moda.
LINE-UP PRIMEIRO DIA
20/05 20h
Martins Paulo - PIFrame - SPN.O.A.H. - DFSocialclub - PRCarola Coruja - SCAkihito Hira – DF